Oi! Bem-vindo a Curitiba!

>>> Baixe nosso GUIA GRÁTIS com dicas sobre Curitiba! <<< 

Veja as opiniões dos clientes no Tripadvisor e tenha a tranquilidade de reservar serviços com uma empresa séria e comprometida com a sua satisfação. 

Importante! As reservas são confirmadas conforme disponibilidade após sua solicitação. Não há confirmação imediata no sistema. Caso o hotel ou passeio escolhido não esteja disponível, nossa equipe entrará em contato com outras sugestões.

leia mais
O nome Curitiba surgiu da palavra de origem Guarani kur yt yba, quequer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, em referência à árvore Araucaria Angustifolia, mais conhecida como pinheiro-do-Paraná. Sua semente, o pinhão, é uma rica fonte de proteína e alimento de grande consumo, natural e também como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão pode ser encontrado de abril a agosto e a araucária é o símbolo do estado. Você a verá em muitas lembrancinhas e logotipos em Curitiba.

Curitiba é uma cidade moderna, cosmopolita e também referência mundial em soluções para áreas urbanas e naturais. Em 2010, Curitiba recebeu o prêmio de cidade mais sustentável do mundo e também o Prêmio de Transporte Sustentável. A cidade conta com muitos parques e possui grande quantidade de áreas verdes, totalizando em média 55m² de área verde na cidade por habitante. Com excelente qualidade de vida, Curitiba é sem dúvida uma das melhores cidades pra se viver no Brasil.

Em nosso Guia Turístico de Curitiba, você encontrará informações sobre os principais atrativos turísticos da capital paranaense. Uma excelente opção para visitar a cidade é fazer um City Tour. Para outras informações turísticas do Brasil, acesse o Guia Turístico do Brasil!

Curitiba está localizada a 90 km do litoral, próximo às belas praias da Ilha do Mel, as cidades históricas de Paranaguá, Morretes e Antonina, dos Campos Gerais e do Parque Nacional do Superagui. A cidade é ponto de saída para passeios em toda a região!

Curitiba está localizada a 934 m acima do nível do mar e a 400 km ao sul de São Paulo. A cadeia montanhosa da Serra do Mar separa Curitiba do litoral do Paraná. De Curitiba para o oeste, chega-se ao Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa.

A história de Curitiba é muito interessante e diferente de outras regiões do país. Os primeiros colonos chegaram aqui no século XVII, procurando ouro e se estabeleceram no atual bairro do Atuba. A lenda diz que a estátua de Nossa Senhora da Luz amanhecia todos os dias olhando para a outra direção. Os colonos interpretaram que deveriam mudar-se para aquelas terras e com o apoio dos índios tupi-guarani, chegaram à atual Praça Tiradentes, onde foi construída uma capela onde hoje é a Catedral. Mesmo sem muitos registros históricos, acredita-se que este relato seja verídico, pois Curitiba nunca foi atacada por tribos indígenas, como aconteceu em outras cidades brasileiras.

O vilarejo era pobre e ficava isolado. As primeiras famílias viviam da extração de ouro em pouca quantidade, da agricultura de subsistência e da criação de gado. Com o aumento da necessidade de alimentos em Minas Gerais no século XVIII, uma rota foi criada para transportar mercadorias e gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Neste período, Curitiba tornou-se mais importante com o movimento dos tropeiros, que transportavam gado e mercadorias em mulas. Os curitibanos começaram então a criar gado para vender em São Paulo.

No século XIX, com a Guerra do Paraguai, os argentinos e uruguaios buscaram a erva-mate de Curitiba para seu consumo. A produção de erva-mate tornou-se então fundamental para o desenvolvimento de Curitiba, trazendo muita riqueza à região. Nesta época construiu-se a Estrada da Graciosa e a Ferrovia Paranaguá – Curitiba, que serviram para transportar a erva-mate, madeira e outros produtos de exportação dos paranaenses.

A base da população até 1880 era formada por portugueses, brasileiros, alguns alemães, indígenas e negros, que formavam 30% dos habitantes de Curitiba. Com a necessidade de mão-de-obra para os engenhos de erva-mate e para as indústrias que se instalavam aqui, Curitiba recebeu muitos imigrantes europeus a partir de então, sendo a grande maioria: poloneses, italianos, ucranianos e alemães.

Em 1900, Curitiba tinha 21 colônias de imigrantes nos seus arredores, todas com sua igreja, escola e costumes, o que deu origem aos bairros da cidade, que alguns deles até hoje possuem características marcantes desta época. A miscigenação e influência dos povos que formaram Curitiba pode ser vista na gastronomia, sotaque, arquitetura e religião.

A partir da década de 1930, outro produto se tornou muito importante para Curitiba, o café, que também era produzido no Norte do Paraná e exportado pelos portos de Santos e de Paranaguá. Na década de 1960, o Paraná era o maior produtor mundial de café e o capital dos cafeicultures impulsionou muitos investimentos na capital do Estado.

Um inverno muito frio acabou com as plantações de café e deu fim à monocultura no Paraná. A falta de trabalho no campo causou um êxodo rural muito expressivo e milhares de famílias do interior se mudaram para Curitiba na década de 1970 em busca de novas oportunidades. Durante este período, a cidade teve o arquiteto Jaime Lerner como prefeito e sua equipe desenvolveu um plano urbanístico para Curitiba que organizou o crescimento da cidade nas próximas décadas e até hoje é modelo mundial. Atualmente, o novo desafio de Curitiba é a integração com a região metropolitana da cidade.

Estes e outros aspectos da história curitibana podem ser conhecidos durante nosso passeio Caminhando por Curitiba, um tour histórico-cultural com fotos antigas da cidade. Vale a pena conhecer!

Para homenagear as etnias que formam Curitiba, vários parques e praças da cidade são em homenagem a eles: Bosque Alemão, Praça Espanha, Memorial Ucraniano, Bosque João Paulo II, Portal de Santa Felicidade, Bosque de Portugal, etc.  Além de espaços de lazer, estes parques são importantes para o controle das chuvas e para preservar os rios que cortam a cidade, evitando os alagamentos que ocorriam frequentemente no passado.

Um dos maiores parques de Curitiba é o Parque Barigui, que é cortado pelo Rio Barigui e é muito apreciado para caminhadas e como área de lazer. Os rios Passaúna, Iguaçu, Belém, Atuba e Ivo também passam por Curitiba. Na área central, os rios foram canalizados e não fazem mais parte da paisagem urbana de Curitiba.

Tanto os turistas como os curitibanos aproveitam muito os parques para visitar e passar momentos com a família ou amigos.

Confira quais são os 10 lugares mais visitados em Curitiba!

Curitiba tem vários “calçadões”, áreas exclusivas para pedestres, como no Largo da Ordem, setor histórico da cidade, na Rua XV de Novembro, também conhecido como Rua das Flores, que a partir de uma iniciativa inovadora em 1972 tornou-se a primeira área exclusiva para pedestres do país. A famosa Rua das Flores compreende o trecho inical da Rua XV, entre a Rua Presidente Faria e a Praça Osório e é um shopping ao ar livre, com inúmeras lojas, restaurantes, lanchonetes e bares.

O trecho conhecido  como “Boca Maldita”, próximo à Praça Osório, é palco de manifestações culturais e políticas da cidade. A “Boca Maldita” foi palco da primeira grande manifestação pelas “Diretas Já” em 1984, que antecedeu o fim da ditadura no país.

Não deixe de visitar o Paço da Liberdade, o edifício que abrigou a prefeitura de Curitiba e hoje é um centro cultural com um café charmosíssimo. Está localizado na Praça Generoso Marques, bem próximo à Rua das Flores. Nele acontecem também apresentações culturais, palestras e exibições de filmes alternativos.

No Largo da Ordem há uma grande concentração de casas dos séculos XVIII e XIX, que foram transformadas em restaurantes, bares e lojas de artesanato. Vale a pena visitá-lo! Se estiver em Curitiba em um domingo, um programa imperdível é conhecer a Feira do Largo da Ordem, a famosa “feirinha”. Nela milhares de artesãos comercializam seus trabalhos, um mais direferente e impressionante que o outro. Além de ser muito frequentado por muitos curitibanos, músicos, palhaços, colecionadores de veículos antigos, pintores, artesãos que a tornam ainda mais divertida. Aproveite para almoçar e desfrutar da rica e diversificada culinária da feirinha. Além dos pastéis, recomendamos as empanadas argentinas e o Pierogui.

Aproveite para conferir em nosso site mais dicas sobre o Centro Histórico e agende o seu passeio City Tour: Parques e Centro Histórico!

Exemplos da arquitetura contemporânea de Curitiba são a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer e a Universidade Livre do Meio Ambiente - UNILIVRE. Em vários parques da cidade você verá o reaproveitamento de antigos postes de luz e pedreiras desativadas transformadas em espaços de lazer como por exemplo no Bosque Alemão e na UNILIVRE.

Curitiba sedia inúmeros congressos, simpósios e eventos. O famoso Festival de Curitiba, que acontece anualmente no mês de março, concentra peças de teatro e humor de artistas de todo o Brasil. Há peças de atores famosos nos principais teatros e de grupos menos conhecidos em diversos espaços da cidade. A programação infantil é intensa e acontece também o Gastronomix, um festival gastronômico com chefes conceituados em clima de quermesse. Vale a pena conferir!

Próximo do natal, Curitiba se transforma. A cidade é conhecida como a capital do natal brasileiro e o Palácio Avenida, edifiício histórico e sede do banco HSBC, localizado na Rua da Flores, vira palco das apresentações do famoso coral infantil de natal do HSBC. Este ano completa 20 anos de um verdadeiro espetáculo que transmite muita energia e paz. O edifício é totalmente decorado e as crianças cantam nas janelinhas iluminadas. Um espetáculo belíssimo, emocionante e gratuito, perfeito para toda a família.

O centro da cidade concentra a maioria dos hotéis em Curitiba. Diferente de outras cidades de tamanho semelhante, o centro de Curitiba preservou charme e é muito frequentado e bem visto por seus habitantes. Com poucas exceções, o centro é limpo, seguro e concentra muitas lojas populares e restaurantes. Reserve um tempo para caminhar por suas ruas. Para que você possa conhecer bem o centro de Curitiba, sugerimos à você o nosso passeio Caminhando por Curitiba.

O bairro Batel é um dos mais badalados da cidade e com vida noturna bem agitada. Nele você encontrará alguns hotéis, muitos bares, restaurantes, pubs, baladas e lojas mais sofisticadas.

Os curitibanos adoram shopping centers, que ficam lotados principalmente nos finais de semana! Há vários na cidade e você encontrará os mais interessantes no nosso guia de compras em Curitiba.

Independente da época do ano, é importante reservar seu hotel em Curitiba com antecedência, caso contrário você poderá ficar sem hotel, pois apesar de oferecer muitas acomodações, os hotéis da cidade lotam facilmente. Em nosso portal você encontrará hotéis para todos os tipos de visitantes. Escolha a opção que mais lhe agrada e reserve online ou peça ajuda à nossa equipe. Será um prazer ajudá-lo a reservar o hotel que mais se adapte as suas necessidades.

Através de nosso portal você poderá reservar seu hotel, traslados e passeios. Monte seu próprio pacote com segurança e tranquilidade. Estamos à disposição para auxiliá-lo para fazer da sua visita à Curitiba um momento memorável!

(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)
(com base em 2 passageiros)