Guia Turístico de Curitiba

Curitiba é uma capital moderna e cosmopolita. O nome “Curitiba” vem da expressão em tupi-guarani para “lugar de muitos pinhões, pinheiral”.  A cidade é um dos exemplos mundiais em soluções urbanas e ambientais. Com dezenas de parques e bosques e com uma média de 50m² de área verde por habitante, Curitiba é considerada um dos lugares mais agradáveis para se viver no Brasil.

Este guia turístico de Curitiba lhe traz algumas informações básicas sobre as atrações da cidade. Não deixe de planejar um city tour quando visitar a cidade.

O que ver e fazer em Curitiba

Curitiba está localizada a 934 m acima do mar e está separada do oceano pela Serra do Mar. A população da capital é de 1,7 milhões de habitantes, os quais somados aos da região metropolitana chegam a 2,5 milhões.

Curitiba é uma cidade formada por muitos povos. Uma característica única entre as capitais brasileiras foi a contribuição de poloneses e ucranianos para a formação da identidade cultural da cidade.

Além dos parques, a cidade desenvolveu soluções simples para problemas comuns em cidades brasileiras, como transporte público e coleta do lixo. Mas Curitiba é muito mais que planejamento urbano! Há muito o que conhecer!

Veja abaixo os principais atrativos turísticos da cidade:

Largo da Ordem Topo

altO Largo da Ordem é o centro histórico de Curitiba e abriga grande parte da história da cidade. Ele tem mais de 350 anos e pode ser visto nos casarões, igrejas e ruas de paralelepípedos que estão na região. Atualmente funciona como lojas de artesanato, casas culturais, galerias de arte, bares e restaurantes charmosos, alguns deles possui música ao vivo.

altNo Largo da Ordem você poderá conhecer diversos edifiícios históricos, belos e antigos como a Igreja da Ordem, a Igreja do Rosário, as praças Garibaldi e a Praça João Cândido e também diversos monumentos como o Cavalo Babão, que homenageia os tropeiros que paravam na região para descansar e se preparara para continuar as longas viagens.

O Memorial de Curitiba abriga exposições temporárias e chama a atenção pelo contraste de seu edifício moderno com os antigos. Visite também o Museu Paranaense que possui uma vasta coleção sobre a história do Estado do Paraná. Próximo do local encontra-se uma mesquita.

altCaso você tenha a oportunidade de estar em Curitiba em um domingo, visite a Feirinha do Largo da Ordem, a segunda maior feira do Brasil, que reflete bem a mistura de culturas que formaram Curitiba em seu rico artesanato e gastronomia. São mais de 3.000 artesãos que comercializam seus produtos no local. É um programa perfeito para toda a família! Você poderá fazer compras, ouvir música ou simplesmente curtir o movimento sentado em um dos bares. Várias grupos se encontram aqui: motoqueiros e colecionadores de carros antigos se encontram na Praça Garibaldi, famílias com crianças aproveitam os brinquedos gratuitamente na Praça João Cândido e todos apreciam as guloseimas da feira e dos restaurantes próximos. Vale a pena conferir! É impossível sair da Feirinha do Largo da Ordem sem nenhuma lembrançinha!

Bem próximo a esta região estão os hotéis: Hotel Garden Curitiba, Hotel Crowne Plaza e Hotel Brasília

Para conhecer bem esta região, recomendamos o passeio Caminhando por Curitiba. Caminhe conosco por ruas e pontos turísticos, ouça anedotas dos últimos 350 anos de história da cidade e veja também imagens de como era Curitiba antigamente. Este passeio passa também pelo Paço da Liberdade.

Jardim Botânico Topo

altJardim Botânico de Curitiba foi inspirado pelos jardins franceses e foi inaugurado em 1991. É o quarto maior Jardim Botânico do país e um paraíso para amantes da natureza. A estufa chama a atenção e além dela há caminhos pelo parque, mata nativa, um pavilhão de exposições, uma biblioteca, um velódromo e o Jardim das Sensações, uma grande novidade que vale a pena conferir.

A estufa do Jardim Botânico é um dos cartões postais mais conhecidos de Curitiba e é com certeza o destaque do parque e também de Curitiba. Foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e abriga muitas espécies exóticas de plantas tropicais e sub-tropicais. O jardim abre diariamente das 6hs às 20hs.

O Espaço Cultural Frans Krajcberg foi inaugurado em 2003 e está localizado atrás da estufa. A exposição permanente é impressionante! São obras de arte enormes feitas com restos de árvores e raízes carbonizadas, um apelo à conservação das florestas. O espaço é aberto para visita de terça à domingo das 9hs às 12hs e das 13hs às 18hs.

altA mais nova atração do Jardim Botânico é o Jardim das  Sensações. Caminhando por uma trilha isolada por uma cortina de árvores, aqui  você caminha por uma trilha de 200 metros com os olhos vendados, “sentindo” as plantas através seus sentidos como por exemplo: olfato, toque e audição. São aproximadamente 72 plantas com texturas, formas e cheiros diferentes, todas com descrições em braile. Uma experiência I-N-C-R-Í-V-E-L!!! Recomendamos!

Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/nº - Jardim Botânico

Horários:
Estufa e Museu – diariamente das 6hs às 20hs e Jardim das Sensações – terça à domingo das 9hs às 17hs.

Museu Oscar Niemeyer - MON Topo

altO Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como MON ou Museu do Olho, foi projetado arquiteto Oscar Niemeyer e foi construído em 2002. O museu impressiona pelas suas formas e seu tamanho! Também é conhecido na cidade por  “Museu do Olho” devido ao formato de uma de suas principais salas de exposições, que externamente forma um olho com 2.000 m² sob uma coluna de 21 metros.

O espaço que abriga o museu era antigamente a Secretaria de Educação, também projetada por Niemeyer. Parte de suas altedificações foram mantidas e transformaram-se na base do museu, onde estão o café, loja, auditório e algumas salas de exposição. A torre que sustenta o “olho” é um espaço para exposições fotográficas. O museu tem exposições permanentes e itinerantes e é hoje um ícone da cidade de Curitiba. Vale a pena visitá-lo! O Museu Oscar Niemeyer é aberto de terça à domingo das 10hs às 18hs e a entrada custa apenas R$ 4 (inteira) e R$ 2 para estudantes identificados. Crianças de até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos de estudantes pré-agendados não pagam.

altVale a pena combinar a visita ao museu com a visita ao Bosque do Papa, cujo acesso está atrás do museu. Se estiver com fome, experimente as tortas polonesas no Café Krakowiak, que está na outra entrada do Bosque. Outra dica é o Zapata Mexican Bar, um restaurante mexicano que serve uma deliciosa sequência de pratos mexicanos e está localizado há poucos metros do bosque, caminhando pela ciclovia em direção bairro.

Localização: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico

Ópera de Arame Topo

altA Ópera de Arame um dos pontos turísticos mais conhecidos e com certeza uma marca registrada de Curitiba. Inaugurada em 1992, sua estrutura tubular montada sobre o lago de uma pedreira desativada impressiona todos que visitam o local. Tem capacidade para 1.640 expectadores e é um local para realização de formaturas, festas, apresentações culturais, músicais e artísticas.

A Ópera de Arame faz parte do Parque das Pedreiras, que também é formado pela Pedreira Paulo Leminski, um espaço de espetáculos ao ar livre que comporta 10.000 pessoas sentadas e 50.000 pessoas em pé, porém está desativada atualmente.  O espaço foi inaugurado com um concerto de José Carreras para comemorar os 300 anos de Curitiba em 1993.

Localização: Rua João Gava s/no. – Abraches

Aberto de terça à domingo das 8hs às 20hs

Rua das Flores Topo

altA Rua das Flores faz parte do cotidiano de muitos curitibanos e também é um dos pontos mais famosos de Curitiba. Rua das Flores, é o apelido dado ao trecho da Rua XV de Novembro entre a Rua Presidente Faria e Praça Osório.

Foi a primeira área exclusiva para pedestres, calçadão no Brasil, inaugurado em 1972 após controvérsias entre a administração municipal e os comerciantes da região. Caminhe pela rua admirando as fachadas de suas casas e edifícios dos séculos XIX e XX.


altAproveite também para experimentar os doces da tradicionalíssima Confeitaria das Famílias ou tomar um chopp nos bares. Bem curitibano é o sanduíche “lombo com verde” do Bar Mignon.  Peça também um cachorro-quente de “vina”, como os curitibanos chamam a salsicha.

Rua das Flores é um nome antigo que continua na cabeça dos curitibanos e hoje é reforçado pelas inúmeras floreiras presentes. O espaço é bem iluminado e movimentado durante o dia e a noite.

altO Palácio Avenida, sede do HSBC no Brasil, é palco das emocionantes apresentações de Natal, quando milhares de curitibanos e turistas se concentram em frente ao belo edifício histórico para ver as crianças do coral Curumim cantarem das janelinhas. Um show para a família inteira!

O trecho próximo à Praça Osório é conhecido como “Boca Maldita”, um espaço bem machista da cidade. Aqui senhores discutem política ou futebol tomando um café. O local é palco frequente de manifestações políticas. Foi aqui que em 1984 começou o movimento “Diretas já”.

O Hotel Del Rey e o Hotel L'Avenue estão localizados na Rua das Flores. Nas proximidades, há o Centro Europeu Tourist Hotel Curitiba, o Slaviero Palace, o Bourbon e o Hotel Trevi.

Nosso passeio Caminhando por Curitibapassa pela Rua das Flores.

Universidade Federal do Paraná - UFPR Topo

altA Universidade Federal do Paraná foi fundada em 1912 e é assim a universidade mais antiga do Brasil. Antes da sua fundação já existiam faculdades em diversas cidades do Brasil, mas não reuniam vários cursos como a UFPR.

O Edifício Histórico da UFPR está localizado na bonita Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra, próximo também à Rua das Flores, um dos cartões postais e símbolos de Curitiba.

O Hotel Mabu está localizado em frente à Praça Santos Andrade e o Hotel L'Avenue, o Hotel Brasília, Alta Reggia Plaza Hotel Curitiba e o Hotel Rochelle também estão bem próximos à UFPR.

Nosso passeio Caminhando por Curitiba passa pela UFPR.

Paço da Liberdade Topo

altO Paço da Liberdade é um dos mais novos pontos turísticos de Curitiba. O edifício histórico foi construído em estilo eclético em 1916, no local onde havia o Mercado da cidade. Já foi sede da prefeitura de Curitiba, do Museu Paranaense e após uma completa restauração e readequação, foi aberto novamente em 2009, e funciona como um centro cultural.

Há sala de cinema, biblioteca, laboratório de informática, salas de exposições e livraria. No segundo andar há a réplica do gabinete do antigo prefeito Cândido de Abreu. Recomendamos que você reserve um tempo para conhecer o Café do Paço, um local muito charmoso e com deliciosas opções de cafés, tortas e salgados. No final da tarde é comum ter apresentações de músicos e DJs, deixando o clima mais animado e descontraído.

O Paço da Liberdade está localizado na Praça Generoso Marques, próximo à Rua das Flores. Aberto de terça à domingo das 9hs às 22hs. Não deixe de visitá-lo!

Próximo ao Paço da Liberdade você encontrará o Hotel L´Avenue, Hotel Nacional Inn e Hotel Mabu Royal.

Parque Barigui Topo

altO Parque Barigui é um parques preditelos dos curitibanos. Com uma área de aproximadamente 1,4 milhões de m², o Barigui é um dos maiores e mais antigos parques da cidade. Foi criado em 1972 e recebeu o nome do rio que forma o lago. Vários animais silvestres vivem neste parque, como capivaras, pássaros e pequenos roedores. O parque é ideal para caminhadas, passeios de bicicleta e patins.

O parque oferece excelente estrutura, com pistas de corridas e ciclovia ao redor do lago, pista de  aeromodelismo, pedalinhos no lago, base de helicóptero, churrasqueiras, quiosques, altlanchonetes, restaurante, área de exposições e sala de eventos. Há também o Museu do Automóvel.

Aos domingos, é muito frequentado por famílias e jovens para praticar esportes, caminhar, encontrar os amigos, e é claro tomar uma cerveja, que em curitiba é mais conhecida como "béra".

Localização: BR-277 – Rodovia do Café – km 0 – Santo Inácio

Parque Tingui e Memorial Ucraniano Topo

altO Parque Tingui é um parque linear e também faz parte do projeto construído para proteger as águas do Rio Barigui. Nele está o Memorial Ucraniano, que foi construído para homenagear os imigrantes ucranianos. O memorial é uma réplica de uma igreja ortodoxa construída em Prudentópolis-PR e abriga uma exposição sobre a Ucrânia, com fotos, imagens de santos, frases e também uma exposição muito interessante de “pysankas” (pessâncas), belíssimos ovos ucranianos decorados.

O parque é aberto diariamente e o Memorial Ucraniano de terça à domingo das 10hs às 18hs.

Localização: Avenida Fredolin Wolf, s/nº - São João

Parque Tanguá Topo

altO Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e é um dos pontos turísticos de Curitiba mais procurados. O parque faz parte da iniciativa de proteger as águas do Rio Barigui e ocupa uma área de aproximadamente 450.000 m².

altO parque foi construído onde haviam duas pedreiras desativadas e possui churrasqueiras , lanchonete e trilhas, um maravilhoso jardim, lago, uma impressionante cachoeira artificial, túnel que atravessa a antiga pedreira e sem contar a vista espetacular de Curitiba. É um dos parques mais bonitos e o mais surpreendente!

O melhor horário para visitar o Parque Tanguá é no final da tarde, para assistir o pôr-do-sol.  

Localização: Rua Dr. Bemben, s/nº - Pilarzinho

Bosque do Papa Topo

altO Bosque do Papa é um dos locais mais genuínos de Curitiba, em homenagem aos poloneses, que correspondem a uma parcela de 40% do total dos imigrantes que chegaram ao estado do Paraná.

As casas no centro do parque foram trazidas para o local em 1980 e são originais dos imigrantes, ilustrando como eles viviam e também algumas características culturais. Uma estátua de João Paulo II no bosque homenageia a visita do Papa à Curitiba em 1981.

altLogo na entrada do Bosque do Papa, você encontra uma loja de artesanatos e também uma confeitaria onde você poderá deliciar-se com tortas polonesas pra lá de saborosas.  O bosque é de mata nativa bem próximo ao centro da cidade. É um parque pequeno e muito aconchegante. Vale a pena visitá-lo!

Localização: Rua Wellington Oliveira Vianna, s/nº - Centro Cívico

Aberto diariamente das 6hs às 20hs.

Passeio Público Topo

altPasseio Público foi inaugurado em 1886 e é o parque mais antigo de Curitiba, construído para canalizar o Rio Belém, facilitando o trânsito na região, que até então era formada por banhados.

Foi também o primeiro zoológico da cidade e até hoje ainda é possível observar diversas espécies de aves e pequenos animais. Seu  charmoso portão de entrada é uma réplica do Cemitério de Cães de Paris, na França.

altÉ um oase de tranquilidade no centro da cidade com muitas árvores e áreas verdes, espaço para caminhada, mesas para jogos, playground e locação de bicicletas. Aos sábados pela manhã acontece aqui a Feira de Orgânicos.

O Passeio Público fica aberto de terça à domingo das 6hs às 20hs.

Localização: Rua Luiz Leão, s/nº - Centro

Conheça o Passeio Público através do nosso roteiro Caminhando por Curitiba. O Hotel Brasília, Garden Curitiba Hotel, Crowne Plaza Hotel Curitiba, Mabu Royal, L'Avenue e Alta Reggia Plaza Hotel Curitiba estão localizados próximos ao parque.

Torre Panorâmica da Oi Topo

altA Torre Panorâmica da Oi foi inaugurada em 1991 pela antiga empresa de telefonia Telepar. Devido à privatização e posteriormente a venda da empresa para a Oi, passou a ser chamada também de Torre da Oi, mas ainda é muito conhecida como Torre da Telepar.

altDe uma altura de aproximadamente 109 metros, os visitantes podem ter uma maravilhosa vista panorâmica de Curitiba em 360°, perfeito em dias ensolarados. A Torre abriga também o Museu do Telefone e um posto de informações turísticas.

Localização: Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, Mercês

Aberto de terça à domingo das 10hs às 19hs.

Unilivre - Universidade Livre do Meio-Ambiente  Topo

altA UNILIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente atrai muitos visitantes e é muito interessante. A universidade oferece diversos cursos e eventos e foi construída em uma área que antigamente era uma pedreira.

Sua arquitetura é impressionante e sustentável. A estrutura das instalações do edifício foi feita com antigos postes de eletricidade, afirmando o aspecto ecológico de Curitiba e também a proposta da universidade.

Além disso, a Unilivre está cercada por um bosque nativo que possui um lago e também um pequeno palco para apresentações culturais e musicais. Um espaço belíssimo, calmo e prazeiroso onde é possível também ter belas vistas de Curitiba.

Localização: Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho

Aberto diariamente.

Santa Felicidade Topo

altSanta Felicidade é o famoso bairro onde se estabeleceram alguns dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Paraná e se dedicaram à produção de hortifrutigranjeiros, vinho, queijo e trançado de vime.

Quase em frente à igreja, está situado o cemitério, com seu inédito panteão constituído por 18 capelas em estilo neoclássico e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Merece destaque, por sua arquitetura, a Casa dos Gerânios, a Casa dos Painéis, a Casa das Arcadas e a Casa Culpi.

Santa Felicidade é considerado o bairro gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes que oferecem a comida típica e o vinho da colônia. Existe ainda vinícolas e cantinas, lojas de artesanato e móveis. É um dos lugares mais visitados em Curitiba.

Praça Tiradentes Topo

altO local onde hoje está a Praça Tiradentes foi o ponto escolhido pelos primeiros portugueses para se estabelecerem em Curitiba, ainda no século XVII. Segundo a lenda, o cacique Tindiquera indicou o local apropriado afirmando que havia muito pinhão (coré etuba), o que originou o nome da cidade.

altA Catedral Menor de Nossa Senhora da Luz está no local onde foi erguida a primeira capela da povoação. Você também poderá observar resquícios do antigo pavimento em uma vitrine no meio da praça, que foi completamente restaurada recentemente.

Capela Santa Maria Topo

A Capela Santa Maria é muito charmosa pelo sua construção eclética com detalhes neoclássicos. Foi parte das edificações do anitgo Colégio Santa Maria até 1983, quando a sede foi transferida para o bairro São Lourenço.

altApós um longo período sem uso, a capela foi restaurada pela Prefeitura de Curitiba e reaberta em janeiro de 2008 como um espaço cultural e musical. Oferece intensa agenda de música erudita, com programações para a população como Música de Câmara na Capela, Ópera Ilustrada, além de parcerias com várias instituições nacionais e internacionais viabilizando apresentações de músicos de renome do Brasil e exterior. Também realiza diversos workshops com músicos das mais diversas áreas do universo erudito. A sala para apresentações de música erudita, tem capacidade de acomodar 278 pessoas, 203 na platéia e 75 nos mezaninos laterais e no primeiro balcão.

A Capela Santa Maria é também sede oficial da Camerata Antiqua de Curitiba, um grupo formado por coro e orquestra e mantido pela Prefeitura há 34 anos.

Localização: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

Passeios próximos à Curitiba Topo

altCuritiba é muito privilegiada pelo número de opções de passeios ao seu redor. Imperdíveis são o passeio de trem até Morretes, a visita ao Parque Estadual de Vila Velha com suas formações areníticas e principalmente as ilhas: Ilha do altSuperagui e a Ilha do Mel, paraísos naturais ainda pouco conhecidos mas que é um lugar fantástico, relaxante e encantador! Vale MUITO a pena conhecer!

altConfira nossa sessão de passeios para conhecer as opções que oferecemos e veja o que há de melhor para se conhecer nos arredores de Curitiba e litoral do Paraná! Há muitos lugares maravilhosos e atividades interessantes para se fazer que você nem imagina!