Horário Local: 02:36:16 AM
+55 41 3232 1314
A taxa de câmbio retirada do site Oanda.com é apenas para sua referência
| Minha reservas

10 lugares mais visitados em Curitiba

10 lugares mais visitados em Curitiba

Curitiba apresenta diversas opções turísticas, tanto para moradores, como para quem vem conhecer a região. Entre parques e museus, alguns ganham destaque e tornam-se parada obrigatória para aproveitar o melhor da cidade! Confira nossa lista com os 10 lugares mais visitados em Curitiba:

alt

1)    Jardim Botânico 

Inaugurado em 1991, e inspirado nos jardins franceses, é o ponto turístico mais procurado da cidade. O espaço conta com uma área total de 245 mil m² - o quarto maior Jardim Botânico do país – e encanta a todos com sua linda paisagem. É famoso pela sua estufa de estrutura metálica, que abriga várias espécies de plantas. Lá também é possível encontrar o Jardim das Sensações, que oferece o contato direto com plantas de diferentes texturas, formas e aromas, oferecendo uma sequência de experiências diretas com o meio ambiente. 

Serviço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. Segunda a domingo das 6h às 20h, e das 6h às 21h no verão. Site

2)    Ópera de Arame 

Com uma estrutura diferente e especial, montada sobre o lago de uma pedreira desativada, impressiona a todos os visitantes! Foi inaugurada em 1992, e além de um espaço turístico, comporta também formaturas, festas e apresentações culturais. Durante a noite, a Ópera de Arame chama mais ainda a atenção devido à sua iluminação especial. 

Serviço: Rua João Gava, s/nº, Abranches. No momento o local está fechado para reformas, mas permite visitas externas.

3)    Parque Tanguá 

Com a iniciativa de proteger as águas do Rio Barigui, o Parque Tanguá também é outro ponto turístico que encanta com sua beleza. Situado em uma área com pedreiras desativadas, foi inaugurado em 1996 e ocupa uma área de aproximadamente 450.000 m². Possui churrasqueiras, um lindo jardim, lagos, uma cachoeira artificial, um túnel que atravessa a antiga pedreira e um incrível mirante. Visitar o Parque no final da tarde é uma ótima opção para prestigiar o pôr-do-sol de um lugar inesquecível! 

Serviço: Rua Dr. Bemben, s/nº - Pilarzinho. (41) 3352-7607. 

alt

4)    Praça Tiradentes 

Marco zero de Curitiba, a praça Tiradentes é o berço histórico da cidade. Milhares de pessoas passam todos os dias pelo local, que localizado na região central da cidade, também fica próximo da Catedral de Curitiba e do Centro Histórico. Após revitalização em 2008, a Praça ganhou bancos novos e um piso de vidro, com iluminação, em que é possível ver a antiga calçada de Curitiba! Não deixe de visitar a Catedral, que finalizada em 1893, foi recentemente restaurada, ressaltando ainda mais sua imperdível arquitetura. 

Serviço: R. Cruz Machado esquina com Av. Mal. Floriano Peixoto, Centro. Diariamente.

5)    Parque Tingui 

Também projetado para proteger as águas do Rio Barigui, o Parque Tingui conta ainda com o Memorial Ucraniano, para homenagear os imigrantes, que é uma réplica de uma igreja ortodoxa construída em Mallet-PR. O local abriga exposições sobre a Ucrânia e também sobre as “pysankas” (pessâncas) – belíssimos ovos ucranianos decorados. Além do memorial, o parque conta com ciclovia, muita área verde, lagos e um parque infantil. Você também poderá encontrar capivaras que vivem livremente no parque!

Serviço: Avenida Fredolin Wolf, s/nº - São João. (41) 3338-1442 

6)    Parque Barigui 

Um dos maiores e mais antigos parques da cidade, o Parque Barigui é um dos preferidos dos curitibanos para praticar esportes, caminhadas, pedalar, passear com os amigos e com a família, e até mesmo tomar uma cerveja! O parque oferece uma ótima estrutura, com diversas atrações, além do contato com a natureza. É possível encontrar também no parque o Museu do Automóvel de Curitiba. 

Serviço: Rodovia do Café (BR 277), km 0 – Santo Inácio. Diariamente. O Museu do Autovél é fechado às segundas-feiras. 

alt

7)    Torre Panorâmica 

Com altura aproximada de 109 metros, a Torre Panorâmica oferece uma maravilhosa vista da cidade em 360 graus. Inaugurada em 1991, é administrada pela Oi e pelo Instituto Municipal de Turismo. Na Torre também é possível encontrar sessões de vídeos e orientações turísticas, além do Museu do Telefone. Local ideal para visitar em dias de sol! 

Serviço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - Mercês. Terça a domingo: das 10h às 19h. Ingressos: R$ 3,50 por pessoa; R$ 1,75 para crianças de 05 à 09 anos e idosos com mais de 60 anos. (41) 3339-7613. 

8)    Museu Oscar Niemeyer 

O Museu Oscar Niemeyer não pode estar de fora. Além da interessante arquitetura, é um espaço para muitas exposições e possui uma grande parte externa, onde é possível levar animais de estimação, passear e aproveitar um dia de sol da melhor maneira possível. Em 2012 completou 10 anos de atividade, e também foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire. Para deixar a visita com um toque mais especial, o Museu também conta com o MON Café, que oferece um delicioso cardápio de bebidas e lanches. 

Serviço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centri Cívico. (41) 3350-4400. Site

9)    Bosque Alemão 

Memorial em homenagem a cultura e tradições alemãs foi inaugurado em 1996, e é um belíssimo e diferente bosque de Curitiba. Entre muitas atrações, além da área de mata nativa, o Bosque possui a trilha João e Maria, onde é possível acompanhar a história em quadros durante o trajeto. No meio da trilha se encontra também a biblioteca infantil, conhecida como “Casa da Bruxa”, em que personagens como bruxas e fadas fazem a leitura de histórias infantis na “Hora do Conto”. Na parte alta do bosque está a Torre dos Filósofos, um mirante e o “Deutsche Ecke”, com deliciosos lanches e especialidades alemãs. 

Serviço: Rua Francisco Schaffer, s/nº, -  Vista Alegre. Diariamente das 6h às 20h. Biblioteca das 9h às 17h. “Hora do Conto” aos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h. (41)3350-9183.

alt

10)  Unilivre

A Universidade Livre do Meio Ambiente, com uma arquitetura interessante e sustentável, está cercada por bosque nativo, no meio de uma pedreira desativada, tornando o espaço ainda mais bonito. Foi fundada em 1991, e atualmente desenvolve atividades que visam a educação ambiental, realização de pesquisas, estudos e projetos da área. Há também um pequeno palco em frente ao lago, e toda a estrutura foi construída com material reaproveitado.

Serviço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho. (41) 3254-3734. Site.

O que não falta em Curitiba são lugares interessantes para conhecer! Não deixe de visitar também:

- Bosque do Papa – em homenagem aos imigrantes poloneses e à visita do Papa João Paulo II à Curitiba em 1981. Fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer!

- Passeio Público – parque mais antigo de Curitiba e o primeiro zoológico da cidade. Fica localizado no centro de Curitiba e é um lugar para lazer, com pista de caminhada e pedalinhos. 

- Largo da Ordem – faz parte do Centro Histórico de Curitiba, e é um dos locais mais interessantes da cidade! Não perca a Feira de Artesanato, conhecida como “feirinha do Largo da Ordem”, todos os domingos das 9h às 13h. 

Você também pode conhecer todos essas atrações turísticas, de uma maneira mais interativa, fazendo o passeio Curitiba Intensiva! Em um passeio privativo de 9 horas, é perfeito para quem quer conhecer Curitiba aproveitando o dia todo pelos principais cartões postais da cidade. Saiba mais sobre o passeio aqui!

Outra atração imperdível é o famoso passeio de trem para Morretes! No ano de 2012, aproximadamente 190.000 pessoas percorreram a ferrovia centenária que une Curitiba ao litoral do Paraná. Mais informações sobre o passeio aqui.

Ainda não reservou seu hotel em Curitiba? Veja opções de hospedagens em diversas categorias aqui!

Você pode também encontrar dicas especiais para aproveitar melhor sua estadia na cidade em nosso site!